quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Yoga e Meditação no Motivar

Muitas pessoas nos perguntam porque incluímos essa atividade entre as ações do Motivar, existem muitas explicações entre elas fatos como estes:

Figura acima: Mudanças no cérebro após meditação podem ser vistas por ressonância magnética, atividade normal (esquerda) e durante a meditação (direita). As cores mais quentes, amarelo, vermelho, representam maior atividade cerebral.
Será que o estresse pode ser combatido pela meditação? Um cientista da computação da Universidade de Washington se juntou com um neurocientista da Universidade do Arizona para refletir e responder a essa pergunta. Eles fizeram uma experiência com 45 pessoas divididas em 3 grupos de 15. Cada grupo passou 8 semanas com uma tarefa para colocar na rotina: um grupo teve que fazer meditação, outro grupo teve treinamentos de relaxamento corpóreo e o terceiro grupo não teve alteração na rotina (é o grupo controle). Os 3 grupos foram submetidos a multitarefas estressantes antes e depois das 8 semanas. Porém, os participantes que meditaram apresentaram um menor nível de estresse ao realizar as multitarefas após as 8 semanas com a mudança na rotina.
Outras pesquisas tem tentado perceber efeitos mais contínuos da meditação no cérebro. Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA para a sigla em inglês, University of California, Los Angeles) resolveram comparar, através da ressonância magnética, os cérebros de 50 pessoas que meditam há mais de 2 anos com os de 50 pessoas que nunca meditaram, 100 participantes foram estudados ao todo. Os neurocientistas perceberam que pessoas que tem o hábito de meditar apresentam um elevado nível de girificação ou dobragem cortical (processo pelo qual a superfície do cérebro – o chamado córtex cerebral, onde são formados os pensamentos – sofre alterações para criar fendas estreitas e dobras, chamadas sulcos e giros. Estes sulcos e giros aumentam a superfície cerebral, consequentemente aumentando a massa cerebral) (Figura 2). O córtex cerebral está associado com processos como memória, atenção, pensamento e consciência. A formação de mais sulcos e giros otimizam o processamento neural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário